Assessoria em Comércio Exterior

Radar

Uma dúvida frequente é sobre quais são os documentos necessários para iniciar as operações com comércio exterior. A primeira fase da documentação consiste na habilitação ou senha no Radar.

Também conhecida como habilitação (ou senha) no Radar , a habilitação para utilizar o Siscomex consiste no exame prévio daqueles que pretendem realizar operações de comércio exterior.  O Siscomex é o Sistema Integrado de Comércio Exterior da Receita Federal, no qual toda empresa deve estar registrada para iniciar as operações com comércio exterior.

Toda pessoa física ou jurídica, antes de iniciar suas operações de comércio exterior deve comparecer a uma unidade da Receita Federal para obter sua habilitação. Atualmente, a legislação que trata da habilitação de importadores e exportadores está disciplinada pela Instrução Normativa SRF nº 650 , de 12 de maio de 2006 e pelo Ato Declaratório Executivo Coana nº 3 , de 1º de junho de 2006.

Basicamente existem 4 modalidades: ordinária, simplificada, especial e restrita. Elas variam de acordo com o tipo e a operação que se deseja realizar.

A Exata RC está habilitada e qualificada para realizar a habilitação no Radar, levando tranquilidade e segurança aos seus clientes.

Comments are closed.